top of page

benvindo ao meu blog, cheio de novidades

​

  • Foto do escritorMonika Kölle

Jikiden Reiki no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FM USP

Até chegar nesta foto, a história foi longa...

Primeiramente entrei no IPq CRHD (Centro de Reabilitação Hospital Dia) a convite da minha amada e querida amiga Maria Helena Ferreira do Nascimento e do meu querido e amado Osvaldo Hakio Takeda, para atuar com Shiatsu de quintas-feiras de tarde na equipe de massagem. Um ano após, a caminho de casa, Osvaldo me faz o convite dentro do metrô, hora do rush, tipo "e se você atuasse com Reiki dentro do IPq?" Eu sei que meus olhos brilharam naquele momento, pois um sonho poderia se realizar...


Desde 2010 atendo no IPq CRHD HC FM USP com meu grupo de Reiki. Começamos os 2 primeiros anos com o Reiki Ocidental, isto é da linhagem da Takata Sensei. Porém percebi ao questionar sobre o que foi percebido e avaliado durante a sessão, que cada terapeuta por vir de uma das diversas linhagens de Reiki, trazia um conteúdo um pouco diverso o qual não havia condição para ser levado para reunião de equipe médica. Em 2011, ao receber meu certificado de Shihan Kaku pelo Tadao Yamaguchi Sensei, conversei com Osvaldo e lhe expliquei todos os motivos da minha vontade de trabalhar com Jikiden Reiki dentro do Ipq.


E foi assim, passo a passo, primeiramente formando alunos para Shoden, e a partir de 2015 alunos para Okuden, que chegamos a este grupo maravilhoso de 21 voluntárias em Jikiden Reiki. Sou imensamente grata por essas "meninas" que se dedicam tanto no atendimento do Reiki, com seriedade e compromisso.


Todas as praticantes com Jikiden Reiki atendem os pacientes dentro do CRHD. Assim, nosso grupo de quintas-feiras é formado por 11 terapeutas. Algumas delas vocês podem ver na foto. Por questão de ética, os rostos dos pacientes foram tampados. Temos também um grupo com 3 voluntarias que vai neste mesmo dia para a enfermaria de transtorno alimentar, e de sextas-feiras, ou grupo de 3 terapeutas vão para a enfermaria da geriatria enquanto 3 atendem os funcionários do hospital.


Com mais de 5300 atendimentos desde 2012 só com Jikiden Reiki, temos uma bagagem bastante grande de vivências, como essa técnica auxilia os pacientes de saúde mental de alta complexidade. O resultado chega a surpreender nós praticantes, na nossa exatidão com um diagnóstico energético utilizado no Jikiden Reiki, chamado de Byosen. Os pacientes recebem Reiki por 55 minutos, e no final recebem uma massagem (que todos adoram!), chamada Kektueki Kokan Ho.

E isso funciona mesmo!


Seguem uma foto com visita ilustre em 2018 : Frank Arjava Petter





220 visualizações0 comentário
bottom of page